Falando de ética ....
Em nosso cotidiano vivenciamos diariamente situações em que aspectos legais (Leis) estão envolvidas. As leis existem para que haja harmonia entre as pessoas, através de regras e normas.
Ética
ou “Ciência da Moral”é o conjunto de princípios que regem os direitos e deveres
de um individuo ou de uma organização, dentro de um determinado setor de
trabalho. Neste ultimo caso, temos a “Ética Profissional”.
Outra área do conhecimento que vivenciamos no cotidiano da enfermagem é a bioética, na relação do homem com é vida, a bioética auxilia na sua compreensão, onde o mesmo é capaz de fazer escolhas, sejam elas boas ou más.
Atualmente o setor saúde vem vivenciados situações que nos levam enquanto profissionais de saúde a refletir nossa prática, a cada dia cresce os dilemas éticos que envolvem a enfermagem.
Com previsto na constituição de 1988 “a saúde é um direito de todos e dever do estado”, e esse direito deve ser respeitado com a implementação de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde.
A enfermagem como profissão requer sensibilidade, respeito, dando valor a dignidade da pessoa humana.
As ocorrências éticas frequentes nas unidades hospitalares são eventos que levam a danos ao paciente causados por profissionais de enfermagem no decorrer do exercício e que também está relacionado com a atitude inadequada face ao colega de trabalho, à clientela ou à instituição em que trabalha.
Está previsto no Código de Ética de Enfermagem
- Capítulo III que trata das responsabilidades
no seu art. 16 que é de responsabilidade da Enfermagem assegurar ao cliente uma
assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência
ou imprudência.
- Capítulo IV art. 24 diz que
cabe a enfermagem prestar à clientela uma assistência livre dos riscos
decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.
Quando falamos de imprudência nos referimos ao agir precipitadamente, onde há um resultado danoso que poderia ter sido evitado. Um exemplo é quando administramos uma medicação sem prescrição e essa traz dano ao paciente.
Já a imperícia o profissional não tem conhecimento suficiente para realizar a tarefa. Os casos de negligência, o mesmo tem conhecimento, mas prefere agir sem cuidado, como deixar o paciente sem alimentação, sendo ele dependente do seu cuidado.
Precisamos refletir nossa prática, pois a enfermagem é uma profissão da área de saúde cuja essência é o cuidado do ser humano.
Continuaremos a discutir as questões éticas e falaremos sobre bioética. Até breve
Nenhum comentário:
Postar um comentário