Sejam bem-vindos ao blog

Para você desfrutar dos melhores programas preparatórios e de capacitação na área de Enfermagem.

Boa sorte e sucesso.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Interação profissional de enfermagem-paciente

Interação profissional de enfermagem-paciente

Prof. Adriane das Neves

     A base do trabalho dos profissionais de saúde são as relações humanas, sejam elas com o paciente ou com a equipe multidisciplinar.
        A tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia.

     A maior parte das questões realmente importantes e íntimas das pessoas não é verbalizada. Como reconhecer então, essas características, senão pela percepção do seu modo de agir, sentir e se relacionar?

     Como as pessoas dificilmente falam sobre os seus sentimentos, o profissional precisa estar atento a linguagem corporal dos pacientes e aprender a distinguir, em cada contexto, quais são os sentimentos.
     As finalidades básicas da comunicação são entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e a realidade.
Tipos de Comunicação

Comunicação Verbal

Falada                                                                 Escrita


Comunicação não-verbal

O tocar


        A tacesica é o estudo do toque e de todas as características que o envolvem.
Assim seja por meio de palavras faladas e escritas, seja por meio de gestos, expressões faciais e corporais, o trabalho na área de enfermagem exige do profissional conhecimento do processo de comunicação interpessoal.

ATKINSON, LD; MURRAY, ME. Fundamentos da Enfermagem – Introdução ao Processo de Enfermagem. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989.

AVELLO, IMS; CARME, FG. Revisão Técnica: FONSECA, AS. Enfermagem Básica: Fundamentos do Processo de Cuidar. São Paulo: Editora Difusão Cultural do Livro, 2003.

SILVA, MJP. Comunicação tem Remédio – A Comunicação nas relações Interpessoais em Saúde. São Paulo: editora Gente, 1996.


Contatos:

domingo, 11 de novembro de 2012

Curso continuado Módulo 1 - Operador de Eletrocardiograma


Falando Um Pouco de Ética ...


Falando de ética ....

     Em nosso cotidiano vivenciamos diariamente situações em que aspectos legais  (Leis) estão envolvidas. As leis existem para que haja harmonia entre as pessoas, através de regras e normas. 




     Ética ou “Ciência da Moral”é o conjunto de princípios que regem os direitos e deveres de um individuo ou de uma organização, dentro de um determinado setor de trabalho. Neste ultimo caso, temos a “Ética Profissional”.

     Outra área do conhecimento que vivenciamos no cotidiano da enfermagem é a bioética, na relação do homem com é vida, a bioética auxilia na sua compreensão, onde o mesmo é capaz de fazer escolhas, sejam elas boas ou más.

     Atualmente o setor saúde vem vivenciados situações que nos levam enquanto profissionais de saúde a refletir nossa prática, a cada dia cresce os dilemas éticos que envolvem a enfermagem.

      Com previsto na constituição de 1988 “a saúde é um direito de todos e dever do estado”, e esse direito deve ser respeitado com a implementação de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde.

     A enfermagem como profissão requer sensibilidade, respeito, dando valor a dignidade da pessoa humana.



       As ocorrências éticas frequentes nas unidades hospitalares são eventos que levam a danos ao paciente causados por profissionais de enfermagem no decorrer do exercício e que também está relacionado com a atitude inadequada face ao colega de trabalho, à clientela ou à instituição em que trabalha.

       Está previsto no Código de Ética de Enfermagem

- Capítulo III que trata das responsabilidades no seu art. 16 que é de responsabilidade da Enfermagem assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
- Capítulo IV art. 24 diz que cabe a enfermagem prestar à clientela uma assistência livre dos riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.

Quando falamos de imprudência nos referimos ao agir precipitadamente, onde há um resultado danoso que poderia ter sido evitado. Um exemplo é quando administramos uma medicação sem prescrição e essa traz dano ao paciente.

Já a imperícia o profissional não tem conhecimento suficiente para realizar a tarefa. Os casos de negligência, o mesmo tem conhecimento, mas prefere agir sem cuidado, como deixar o paciente sem alimentação, sendo ele dependente do seu cuidado.

Precisamos refletir nossa prática, pois a enfermagem  é uma profissão da área de saúde cuja essência é o cuidado do ser humano.

Continuaremos a discutir as questões éticas e falaremos sobre bioética. Até breve

sábado, 10 de novembro de 2012


Conteúdo para concursos em 2012/2013

- Conhecimento da Legislação SUS
- Específico para a área de enfermagem

Principais Concursos:

- Concursos Militares: Exercito, Marinha e Aeronaútica
- Concursos públicos (Ministério da Saúde, Estado e Prefeitura)

Apostila tipo PDF
Apostila tipo impressa
Apostila tipo CD-Rom

(21) 81852354

Apostilas e materiais em Enfermagem


Apostilas Textuais e questões



                    (21) 81852354

Conteúdo para concursos em 2012/2013
- Conhecimento da Legislação SUS
- Específico para a área de enfermagem
-
Principais Concursos:
-   Concursos Militares: Exercito, Marinha e Aeronaútica
- Concursos públicos (Ministério da Saúde, Estado e Prefeitura)

CD com questões
Apostila tipo PDF
Apostila tipo impressa
Apostila tipo CD-Rom

Concurso Ministério da Saúde


A partir da próxima segunda (12/11/2012)estaremos divulgando provas anteriores do organizador do concurso cespe, comentadas para nossa reflexão.

Um abraço e bons estudos!

Prof. Adriane Neves