Interação profissional de
enfermagem-paciente
Prof. Adriane das Neves

A tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e
perceber o significado da mensagem que o paciente envia.
A maior parte das questões realmente importantes e íntimas das
pessoas não é verbalizada. Como reconhecer então, essas características, senão
pela percepção do seu modo de agir, sentir e se relacionar?
Como as pessoas dificilmente falam sobre os seus sentimentos, o
profissional precisa estar atento a linguagem corporal dos pacientes e aprender
a distinguir, em cada contexto, quais são os sentimentos.


As finalidades básicas da comunicação são entender o mundo,
relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e a realidade.
Tipos de Comunicação
Comunicação Verbal
Falada Escrita
Comunicação
não-verbal
O
tocar
A tacesica é o estudo do toque e de todas as características que o
envolvem.
Assim seja por meio de palavras faladas e escritas, seja por
meio de gestos, expressões faciais e corporais, o trabalho na área de
enfermagem exige do profissional conhecimento do processo de comunicação
interpessoal.
ATKINSON, LD; MURRAY, ME. Fundamentos
da Enfermagem – Introdução ao Processo de Enfermagem.
Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,
1989.
AVELLO, IMS; CARME, FG. Revisão Técnica: FONSECA, AS. Enfermagem Básica: Fundamentos do Processo de Cuidar.
São Paulo: Editora Difusão Cultural do Livro, 2003.
SILVA, MJP. Comunicação tem Remédio – A Comunicação nas relações Interpessoais em Saúde.
São Paulo: editora Gente, 1996.
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